quarta-feira, 4 de setembro de 2013

7 lições que aprendi com Pokémon


Acho esse negócio de tirar lições de coisas que você realmente gosta algo muito interessante. Vi uma menina falando no Kotaku alguns aprendizados que ela tirou para a vida assistindo e jogando Pokémon e pensei “nossa, nunca tinha parado para pensar em tanta coisa que esse universo ensina”, e é verdade mesmo! Ela contou experiências bem pessoais da vida dela, então não quis fazer uma tradução, mas sim pensar no que realmente eu aprendi com Pokémon. Claro, algumas coisas nós tivemos em comum, então eu mantive alguns tópico, mas muita coisa eu quis acrescentar (ok, a imagem eu kibei mesmo porque achei legal, me censurem).
Espero que gostem e se identifiquem com algumas dessas lições (que eu precisei cortar algumas várias porque estava muito gigantoso):)

1) Conquistar algo com trapaça não é o mesmo que conquistar com trabalho

missingnoBom, uma coisa importante a se dizer aqui é que eu tenho tendência a ter TOC (no sentido mais literal do significado de Transtorno Obsessivo Compulsivo), já foi pior há alguns anos e hoje já está quase completamente controlado. Quem entende o que é esse problema, sabe que a pessoa tem algumas compulsões praticamente incontroláveis, e uma delas é que eu precisava deixar todos os meus Pokémons no level 99. Entendam a diferença do que é um desafio e o que é uma compulsão: eu não conseguia parar de fazer aquilo, se eu parasse, meu coração acelerava e eu ficava muito ansiosa (um dia ainda vou falar mais sobre esse tema). E claro, aquele cheat do MissingNo (que a gente podia multiplicar qualquer item em 6) foi como um presente dos deuses para mim a princípio, ia facilitar e muito a atingir o meu objetivo de deixar todos no nível 99 apenas multiplicando alguns rare candys. Mas no meio do caminho, quando eles estavam entre o nível 50 e 60 (porque eu ia subindo 1 nível de pokémon por vez) fui fazer algumas batalhas com o meu irmão. E qual não foi a minha surpresa quando eu comecei a perder drasticamente todas elas. Só depois disso eu fui descobrir que o rare candy não upa o seu pokémon com a mesma força que apenas treino upa. Eu dei uma broxada legal depois dessa descoberta pensando em todos os níveis perdidos, eles nunca mais seriam tão fortes. Resultado: comecei o jogo de novo e nunca mais usei um rare candy para subir um nível sequer. E a lição que eu tiro de tudo isso para vida é: você pode até usar cheats para chegar mais rápido onde quer, mas nunca estará tão forte quanto se tivesse chegado lá com suor.

2) Você nem sempre vai ganhar tudo o que quer, mas as coisas não serão menos legais por isso

pikachuQuem acompanha o anime, sabe que Ash nunca ganhou nenhuma liga ou campeonato importante (parece que só venceu a Liga Laranja e a da Fronteira…eu sinceramente parei de acompanhar o desenho depois da Johto, mas pelo que eu pesquisei foi isso), mas isso não significa que a jornada dele seja menos divertida por causa das derrotas, certo? (talvez só pelo fato dele não envelhecer nunca, mas pelas derrotas não). E isso vale para as nossas vidas também. A quantidade de prêmios (independente se esse prêmio for um troféu ou o que quer que seja) que vamos ganhar vai ser significativamente menor do que os que vamos apenas tentar, mas perder. Talvez alguns desses prêmios nós nunca nem cheguemos perto de conseguir. Isso parece triste, não parece? Mas não é. Ok, talvez na hora seja um pouco, mas nossa vida vale muito mais do que um troféu ou do que uma placa dizendo que somos vencedores. Como eu disse, os dias de Ash não se tornam menos interessantes pela falta de algum prêmio importante, não é?

3) Às vezes você precisa dizer adeus a um amigo para que ele seja feliz

butterfreeQuem não chorou no episódio “Bye-Bye, Butterfree”? (Se você não chorou, você não tem coração!) Eu ainda fui uma das pessoas que a primeiro momento teve o sentimento egoísta de pensar que se fosse comigo eu nunca a deixaria ir embora. Mas quando nos importamos de verdade com nossos amigos, sabemos que às vezes, para que eles sejam realmente felizes, eles precisam partir. Isso me lembrou muito o pós-colegial, em que vários amigos meus mudaram de cidade para fazer faculdade, e quando algumas das minhas melhores amigas me disseram que iam embora de Campinas (onde eu nasci), eu entrei em negação e fiquei brava de verdade por isso. No fim, eu também me mudei para outro lugar (Bauru, onde vivo até hoje), e entendo que todas nós precisávamos disso, e nunca deixamos de ser amigas apesar da distância.

4) Trabalho duro pode ser bom

insígnias pokemonTodos que já jogaram qualquer dos games pokémon sabem que não é fácil atingir os objetivos. Ganhar dos líderes de ginásio e conquistar todas as insígnias exige treino e um saco enorme para aguentá-lo. Se você tentou enfrentar alguma dessas batalhas só treinando com o que aparece naturalmente no seu caminho, sabe que não é o suficiente. Você falhará miseravelmente. Não adianta, algumas horas andando em matinhos procurando pokémons para treinar os seus são necessárias. Isso não é sempre divertido (e na maior parte do tempo não é), mas tente não fazer. Mais uma vez, aqui podemos aplicar à vida: quem diz que nunca se aborrece e que seu trabalho nunca é repetitivo, está mentindo. Todo mundo se sente cansado e fatigado de vez em quando. Nesses momentos, devemos nos lembrar que as recompensas valerão o nosso esforço.

5) Por mais que você queira, nem todo mundo vai gostar de você

charizardTem pessoas que são extremamente autoconfiantes e não se importam em nada com que os outros pensam delas. Eu não faço parte desse grupo de pessoas, mas já fui pior. Eu tinha uma extrema necessidade de agradar a todo mundo, deixando na maior parte do tempo meus desejos e necessidades para trás em prol do conforto (às vezes até exagerado) de algumas pessoas, simplesmente para que elas gostassem de mim. E agora vocês me perguntam: “o que isso tem a ver com Pokémon”? O primeiro exemplo mais claro e óbvio é o quanto Ash tentou fazer com que o Charizard o respeitasse e o obedecesse, mas nada funcionava. Um pouco era culpa do Charizard (que era meio cusão), mas uma parte era culpa do próprio Ash, que não se valorizava e não sabia se impor. No fim, o pokémon até começou a tratá-lo melhor pouco antes de ir embora, mas foi uma coisa que aconteceu naturalmente. E com isso eu aprendi que com as pessoas também é assim, não podemos obrigar ninguém a nos amar e nos respeitar, e que sofremos muito menos aceitando isso.

6) Ser mau pode parecer legal, mas você não chega a lugar algum

equipe-rocketTive várias fases em minha vida. Até uns 12 anos eu era a típica nerd da escola: poucos amigos, campeã de olimpíadas de matemática, não falava muito e quando me zoavam tudo que eu fazia era sair de perto e chorar. Quando mudei de turma, vi minha chance de tentar fazer minha imagem mudar, e essa foi minha fase rebelde da vida. Só matava aula, usava gírias ~de malandro~, comecei a caçoar das outras pessoas e até fiz luzes azuis no cabelo (isso era muito radical pra época, galera, acreditem, ninguém mais fazia). Tudo o que eu conquistei foi um monte de gente que não gostava de mim e que não queria ficar por perto. Perdi meus bons e velhos amigos nerds e me senti mais sozinha do que nunca. E essa é uma lição que podemos ter com a Equipe Rocket. Eles até podem parecer legais com todas aquelas frases de efeito e chegadas espetaculares, mas no fim eles conseguem roubar o Pikachu? Não. Eles simplesmente conseguem fracasso atrás de fracasso e virar uma grande piada entre as outras pessoas.

7) Há objetivos que você só completa com a ajuda dos amigos

troca pokemonNão adianta, tem coisas que você vai precisar de outras pessoas te ajudando caso queira conquistá-las. E todos os jogos Pokémon vem com seu repertório incompleto de pokémons para que você aprenda essa lição. Se quiser pegar todos, vai precisar mais do que um cabo link, vai precisar de um amigo que troque os monstrinhos com você. É mais do que a metade da laranja, você vai precisar do red do seu blue, o gold do seu silver. Não tem como ser mais claro do que isso.
PS: Ah, sim, e nunca se esqueçam que aquele Magikarp que vocês menosprezaram ontem, será o Gyarados de amanhã
!


Obs. Por causa da pós, não estou tendo tempo para postagens nem para corrigir os links quebrados, em breve voltarei com força total, e tentarei fazer uma postagem por semana.
Obrigado a todos XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário